terça-feira, 14 de junho de 2011

O Patrono das Relações Públicas!

EDUARDO PINHEIRO LOBO é declarado patrono das Relações Públicas (Artigo 3º da Lei Nº 7.197, de 14 de junho de 1985 Institui o “O Dia Nacional das Relações Públicas”).


Nascido em Penedo, Estado de Alagoas, em 1876, e falecido em São Paulo, a 15 de fevereiro de 1933. Foi o fundador do primeiro departamento de Relações Públicas da empresa canadense THE SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LIMITED, concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, objetivando o esclarecimento da opinião pública.

Nesta época, haviam muitos protestos populares contra os serviços oferecidos pelas empresas estatais, cuja baixa qualidade traziam grandes insatisfações no seio dos consumidores. Dessa forma, o trabalho das Relações Públicas no Brasil, nasceu tentando mudar a visão que as pessoas tinham, já no início do século e na cidade mais desenvolvida do país sobre a qualidad dos serviços oferecidos pelas empresas governamentais. Pinheiro Lobo, de formação técnica (engenheiro) e sem conhecer profundamente os processos da Comunicação Empresarial, conseguiu manter um fluxo de informações entre a Light e a Opinião Pública e ganhou, aos poucos, confiança do público consumidor, criando uma imagem positiva da empresa. Pinheiro Lobo desenvolveu esta atividade na Light até 1935.

Em reunião de 12 de dezembro de l975, o Conselho Nacional da ABRP instituiu a “Medalha Eduardo Pinheiro Lobo” destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à classe dos profissionais de Relações Públicas.
(Fonte: www.sinprorp.org.br, enviada pela relações públicas e jornalista carioca Cristina Freitas da Silva).

Um comentário:

  1. Impressionante saber que podemos chegar a lugares inimaginévais com apenas um elemento: Coragem! Acredito ser essa a palavra que melhor define o nosso querido Eduardo Pinheiro Lobo. Um homem que acreditou nas suas convicções e se tornou inesquecível para todos nós.

    ResponderExcluir