quarta-feira, 15 de junho de 2011

Relações Públicas


Definição:

É a profissão da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. O bacharel em Relações Públicas executa a estratégia de comunicação e ação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre sua filosofia, seus valores, objetivos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade em geral. Formula e administra ações que garantam o bom relacionamento da organização com esses diferentes públicos. Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.
                                                              
Mercado de trabalho: 
                                                              
Cada vez mais as empresas percebem a necessidade de trabalhar a questão da identidade corporativa, por isso o mercado para relações públicas está aquecido. As vagas surgem nos departamentos de comunicação de companhias dos mais diversos setores. Há oportunidades para os especialistas em comunicação institucional, pesquisa e planejamento estratégico. Nas indústrias farmacêuticas e de embalagens a demanda é crescente. As agências especializadas em relações públicas, que prestam serviços para empresas, também abrem portas. No setor de serviços, os bancos e as empresas de telecomunicações são os que mais recrutam. Nesses casos, as chances de colocação estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul. O setor público também tem buscado este profissional. A Petrobras, por exemplo, abriu vagas para o profissional em seu mais recente concurso público. As oportunidades crescem principalmente no terceiro setor. ONGs, fundações e instituições como APAE, AACD e ICC requisitam profissionais para o planejamento e captação de recursos. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvadador, Porto Alegre e Recife são as cidades mais promissoras para esta área. O Distrito Federal é uma boa praça para o trabalho na área governamental.

Salário Inicial: R$ 1.600

O Curso:

Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação, pesquisa de opinião e planejamento. Nos dois primeiros anos, o currículo enfatiza a área de comunicação. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, você tem também aulas de economia, administração e direito. É comum que o curso de Relações Públicas seja oferecido como habilitação em Comunicação Social. Geralmente, para tirar o diploma é necessário um projeto de comunicação. 

Duração média: Quatro anos.

O que você pode fazer:

Administração: Promover ações voltadas para a valorização de uma empresa ou de suas marcas. Criar canais de comunicação com o público interno (funcionários) e externos (fornecedores, clientes, governo e comunidade);

Cerimonial e protocolo: Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento;

Comunicação Institucional: Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores;

Eventos: Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa;

Atenção ao cliente: Atender às solicitações e às reclamações de consumidores para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa;

Pesquisa de opinião: Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e ação;

Planejamento estratégico: Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores;

Projetos institucionais: Analisar pedidos apresentados a empresa, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.


Informações retiradas da Revista Guia do estudante.

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